Conselhos

Contato: (+351) 213-428-180

  • Registar

A Pitiríase Versicolor é vulgarmente conhecida como "micose de praia",

No entanto, ao contrário do que se pensa não é adquirida na praia ou piscina.
Define-se por uma infecção fúngica superficial caracterizada por alterações na pigmentação da pele. Estas alterações surgem devido à presença de um fungo denominado de Malassezia furfur, muito comum em climas temperados.
Estas manchas localizam-se na sua maioria em locais de maior secreção sebácea como o tronco, pescoço, rosto e couro cabeludo. Indíviduos com pele clara apresentam manchas escuras, designando-se por hiperpigmentação e indíviduos com pele escura apresentam manchas claras, designando-se por hipopigmentação.
Manifesta-se maioritariamente em épocas sazonais como a Primavera e o Verão, atingindo mais os jovens adultos com pele oleosa. Normalmente é assintomatica, podendo por por fezes causar prurido.
A Pitiríase Versicolor não é contagiosa e os hábitos diários de higiene não são um factor desencadeante dessa infecção.
 

De onde surge as manchas?

- Climas temperados;
- Transpiração excessiva;
- Pele oleosa;
- Sistema imunológico debilitado;
- Alterações hormonais.
 

Qual o tratamento?

A Pitiríase Versicolor pode ser tratada topicamente.
Os tratamentos tópicos devem ser feitos por um período seguido de 14 dias ou mais dependendo da extensão das manchas. É aconselhado a combinação de um champô antifungico como o cetoconazol (Nizoral) 1 vez por dia e em associação pomadas à base de zinco, miconazol (Daktarin) ou clotrimazol (Canesten), 2 vezes por dia na área afectada.
Alguns indíviduos podem sofrer de Pitiríase Versicolor de forma crónica, o que significa que o tratamento para esta patologia é eficaz por um curto período de tempo, devendo estes indíviduos serem sujeitos a tratamentos regulares, prevenindo recorrências. Durante um período de 7 dias, deve ser feito um tratamento tópico com associação de um champô e pomada antifungica como descrito acima, fazendo este tratamento a cada mês, de forma a controlar e eliminar o microorganismo, antes de se tornar evidente.

Farmácia Frazão

farmacia

Os Nossos Contactos

Nossa Morada:
Rua das Portas de Santo Antão Nº70
1150-268, Lisboa
Phone: (+351) 213 428 180
Horário de Funcionamento:
Aberto todos os dias das 09h00 às 21h00
Encerrados a 25 Dezembro e 1 Janeiro

Dias de Serviço

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Agendar Serviços




S5 Box

Login

Register